O que é o DIU?

O DIU ( Dispositivo Intrauterino)  é um pequeno dispositivo de plástico em formato de T, revestido ou com o cobre (DIU de cobre) ou Mirena (libera o hormônio da progesterona), é inserido na camada interna do útero. É considerado um dos métodos de anticoncepção reversível mais seguro, inclusive mais seguro do que a camisinha, o que não se deve ser descartado devido a chance de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Como ele atua?

O DIU de cobre atua liberando pequenas quantidades de cobre dentro do útero, o que ocasiona alterações no endométrio, no muco e também na motilidade das trompas e do útero, resultando em um ambiente impróprio para o espermatozoide.

DIU de Cobre

• Não contém hormônios
  • Não reduz o ciclo menstrual
  • Pode haver aumento do ciclo menstrual, com acentuada cólica
  • Mais barato
  • Aumenta o risco de infecções
  • Durabilidade de até 10 anos
DIU de cobre

Diu Mirena ou SIU Mirena:

O DIU Mirena atua liberando uma pequena quantidade diária do hormônio da progesterona, que é absorvida pela corrente sanguínea, suas alterações restringem-se ao útero, impedindo gravidez.

• Contém hormônio da progesterona
  • Reduz o ciclo menstrual e cólicas
  • Mais caro
  • Durabilidade de até 5 anos
  • Pode permanecer no útero até 5 anos após sua implantação
  • Não interfere na relação sexual
  • Possui 99% de eficácia
  • Controle da endometriose
DIU Mirena

Como o DIU é introduzido?

O DIU é é inserido na camada interna do útero onde libera quantidades constantes diárias de cobre ou progesterona. Porém, a colocação desse dispositivo pode acarretar dores, durante o procedimento, semelhantes a uma cólica. Algumas pacientes são mais propensas sentirem mais dores, por isso que nós da Clínica Sesma orientamos às nossas pacientes a colocarem o dispositivo sob sedação, as vantagens de realizar esse procedimento com anestesia são:

• Indolor
  • Procedimento mais rápido
  • Fácil colocação pelo médico ginecologista
DIU Introduzido

O que devo fazer antes de colocar o DIU?

É importante que consulte seu médico ginecologista, que irá lhe orientar e solicitar alguns exames para verificar qual o dispositivo apropriado para o seu caso. O dispositivo que possui melhores benefícios é o DIU Mirena, o único problema que ele é mais caro que o DIU de cobre.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a colocação do DIU Mirena sob sedação.